
Como surgiu a Mary Ann Apple Factory
O ano era 2011. Lembro que o final da faculdade já se aproximava. Não aguentávamos mais os últimos trabalhos e estágios, ainda mais depois de ter viajado no meio do semestre para a California. Foi justamente durante a viagem que conhecemos as “Caramel Apples” pela primeira vez. Nosso hotel ficava ao lado de um Outlet na região metropolitana de Los Angeles, e era lá que passávamos boa parte dos finais de tarde.
Sempre me chamava a atenção aquela vitrine linda que mais parecia uma joalheira, cheia de coisas que não sabíamos bem ao certo o que eram. “Espetadas com um palitinho de sorvete, devem ser maçãs do amor”, pensava comigo mesmo, ao mesmo tempo que também pensava que deveria se tratar apenas de mais um doce daqueles bem norte-americanos: bomba de açúcar e calorias. Pra que comprar?

Loja em Los Angeles – CA
A cada dia que passava me questionava mais sobre aquelas maçãs. Seriam boas? Vou comprar! A Mariana sempre estava do meu lado, e sempre achava um absurdo o preço por serem “apenas maçãs”. Até que um dia, enquanto esperava a Mariana escolher roupas, decidi comprar a tal da maçã…
Que delícia! Quando Mariana me viu ficou doida: “O que você fez?!” Esperei que ela pegasse a primeira fatia para experimentar e sabia que não precisaria explicar mais nada depois que ela experimentasse. Eu estava certo: foi amor à primeira mordida. Ela foi até a loja e comprou uma só para ela. Dali para frente, até o final da nossa viagem, voltávamos todos os dias para comer uma maçã. Uma para cada um, é claro, e mais uma terceira para levar para o hotel caso ficássemos com vontade mais tarde.
Existia uma variedade imensa de sabores e nós experimentamos de tudo. Foi uma tristeza chegar ao fim do nosso intinerário pela terra do Tio Sam. Deveríamos voltar ao Brasil, mas estávamos certos de que, em algum lugar, por mais remoto que fosse, encontraríamos as tais maçãs com caramelo para vender. Nos enganamos. Ficamos frustrados. Não tinha em lugar nenhum. Socorro!
Algum tempo depois, de volta aos estágio da Faculdade, quando a Mariana ainda clinicava no CPA da UFRP, fui busca-lá no final do expediente e, quando cheguei, ela disse: “Tenho uma surpresa”! Eu nem imaginava o que poderia ser. Derrepente ela tira da bolsa um recipiente plástico e de dentro dele uma coisa, espetada em um palito de sorvete, com uma cor de areia, meio sem forma. Olhei de longe, pensei e de repente liguei os pontos: Era a primeira Apple Pie que a Mary Ann Apple Factory fez em toda sua história!

A PRIMEIRA APPLE PIE
Sentir aquele gostinho de maçã (ela testou com aquelas vermelhas, Gala, pequenininhas), com caramelo (o caramelo era meio tosco mesmo, bem rudimentar, mas para a primeira vez que a Mariana brincou de derreter açúcar… estava de parabéns!), chocolate e canela fez com que eu voltasse no tempo lá para Los Angeles. Que delícia matar as saudades!
Depois disso, começamos a testar receitas, a brincar de fazer maçã, apenas para comer mesmo, ainda em 2011. Mas os amigos foram comendo, os amigos dos amigos também, os familiares, os amigos dos familiares, o amigo-do-tio-do-papagaio-da-vizinha também e todos queriam mais, e queriam comprar, e estavam encantados. E a gente sabia bem qual era o encanto, e como era torturante querer mais e não encontrar pra vender!
Do final de 2011 até Fevereiro de 2013 testamos caramelos. Testamos MUITO o caramelo! Todo final de semana e todo tempo livre que tínhamos era dedicado às maçãs. Quem já mexeu com caramelo sabe o desafio que é: queimaduras, caramelo que derrete, caramelo que não dá ponto, caramelo sem gosto, caramelo queimado, caramelo caramelo caramelo!
Acertamos finalmente o caramelo, criamos coberturas, pensamos na apresentação das maçãs.
E no dia 26 de Fevereiro de 2013 era criada oficialmente no Facebook a página da Mary Ann Apple Factory!
– Por Otávio Pósnik
Olá!
Parabéns pelas novidades no site. O Menu ficou de babar… Muito legal a história de vocês. (eu também sou psicóloga de formacão pela UFPR e me senti especialmente conectada).
Uma amiga me apresentou a macã de vocês e desde então, além de comer essas delícias, achei perfeito para levar de presente para anfitriões em um jantar.
Minha irmã foi para o Orlando e eu falei pra ela experimentar a macã de lá… mas sinceramente… ela disse que a de vocês dá de 10 a 0!!!!
Me mudei para São Paulo e até agora não achei nada aqui. Quando irão abrir uma filial por aqui? Sou a maior apoiadora. Hoje tenho que me contentar a comer a macã quando vou para Curitiba!
Muito sucesso para vocês!!!
Abs